Vale a pena contratar um consorcio?

Vantagens do Consórcio

Você já percebeu como é difícil financiar uma casa, um carro ou até mesmo uma moto no Brasil? Se não bastasse toda a burocracia, dezenas de comprovantes e documentos exigidos pelos bancos e financeiras, você ainda esbarra nas análises de crédito que exigem uma renda maior. Pensando nisso, separamos aqui as principais vantagens do consórcio e porque deve preferi-lo na hora de adquirir um bem com valor mais alto. Confira.

1 - Menos impostos a pagar

Ao optar por um consórcio a única taxa que deverá pagar é simplesmente a manutenção do mesmo. Se comparar com juros + IOF, que é o imposto sobre as operações financeiras, verá que o custo é infinitamente menor. No consórcio, você saberá exatamente o valor de cada parcela, desde a primeira até a última, como estabelecido no contrato. No caso de imóveis, a taxa média de juros cobrados pelos bancos e financeiras gira em torno de 9% a 11% ao ano, enquanto que para veículos esse valor mais do que dobra, ficando em média entre 27% e 30% anualmente.

2 - Mais flexível e menos burocrático

Outra vantagem do consórcio é permitir que cada investidor possa escolher o prazo de pagamento que mais se encaixe a sua realidade. Isto permite que você possa organizar o seu orçamento. Embora o consórcio seja também uma linha de crédito e seja necessário obedecer a alguns requisitos, ainda assim ele é menos burocrático do que um financiamento tradicional. Para aderir a um consórcio são exigidos somente documentos pessoais e um comprovante de residência. Já ao ser contemplado, basta apenas apresentar o comprovante de renda e alguns documentos complementares, mas tudo bastante simples e rápido.

3 - Pagamento do bem à vista

Embora no consórcio você esteja pagando parcelado pelo produto, ao ser contemplado, você receberá o valor do bem integralmente à vista.

4 - Possibilidade de antecipar a compra

Uma das grandes vantagens do consórcio é que o investidor poderá optar por antecipar a sua contemplação. Ou seja, além dos sorteios mensais, também acontecem reuniões que permitem ao consorciado ofertar lances para antecipar o recebimento do seu bem. Desta forma, quanto maior for o lance oferecido por você, maiores serão suas chances de ser contemplado. Vale a pena lembrar, que no Consórcio é possível acompanhar e ter uma base da média dos valores dos lances ofertados.

5 - Liberdade para utilizar o crédito

Ao ser contemplado, o consorciado não é obrigado a adquirir o produto contratado no consórcio, poderá optar por escolher um outro da mesma categoria. Por exemplo, digamos que tenha feito um consórcio de um automóvel, ao ser contemplado você poderá utilizar a carta de crédito para adquirir qualquer outro veículo desde máquinas agrícolas, aeronaves, embarcações, entre outros, desde que todos pertençam à mesma categoria.

Conclusão

Os consórcios são hoje a maneira mais rápida e barata de adquirir bens de alto valor sem muita burocracia e com as melhores taxas do mercado. Portanto, não perca mais tempo, fale agora mesmo como de nossos Especialistas e confira as demais vantagens do consórcio para adquirir o seu tão sonhado bem!

Carmen Pinheiro
Formada em Administração de Empresas com ênfase em Administração de Pessoas, pós-graduada em Gestão de Negócios e especialista em seguros. Trabalhar com consultoria de seguros é um desafio diário que encaro com muita seriedade. Meu trabalho é baseado na ética profissional e atendimento personalizado.

Carmen Pinheiro

Diretora Executiva - Ways Brasil

WhatsApp chat