Contêineres para ilustrar seguro de carga oferecido pela Ways Brasil

Vantagens do Seguro de Carga

Segundo um levantamento feito pela NTC&Logística (Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística), foram registrados no ano passado cerca de 22 mil roubos de carga em todo o Brasil. A cada dia as quadrilhas estão cada vez mais sofisticadas, gerando prejuízos de mais de 1,5 Bilhões de reais somente em 2018. é nesta hora que é indispensável o Seguro de Carga.

O Que é o Seguro de Cargas?

O seguro de carga é uma apólice que visa cobrir quaisquer tipos de danos que possam causar prejuízos a carga, ao veículo e ao seu condutor. A contratação do seguro de carga passou a ser obrigatória por lei no Brasil, tanto para quem vai embarcar o carregamento, como para quem vai realizar o translado do mesmo.

Principais Vantagens do Seguro de Carga

Além de oferecer mais segurança para quem vai trabalhar, o Seguro de Carga pode passar mais confiança e atrair mais clientes. Uma grande parcela das transportadoras brasileiras não possui sua própria frota de caminhões, nesse caso o seguro passa a ser um bom investimento, especialmente para aquelas empresas que necessitam dos serviços de autônomos, terceirizados e agregados. Entre os seguros de carga podemos destacar: o RCF-DC e o RCTR-C.

RCTR - C

O Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C), passou a ser obrigatório por lei em todo o país e é responsável por cobrir acidentes envolvendo a carga. Nesse caso a transportadora fica responsável de fazer o seguro, e em casos de quaisquer danos com a carga, o proprietário da mercadoria será o beneficiado com a indenização. Vale a pena lembrar que o seguro RCTR-C cobre quaisquer prejuízos ocorridos durante o transporte da carga, independente se as mercadorias sejam transportadas em caminhões, trens, aviões ou navios, quer seja em percursos dentro do território nacional ou em viagens internacionais. O contratante também tem a oportunidade de estender a cobertura durante todo tempo em que a carga permaneça em contêiner ou armazéns.

RCF-DC

Já o Seguro de Responsabilidade Civil de Desaparecimento de Carga (RCF-DC), embora não seja obrigatório cobre prejuízos como desaparecimento ou desvio de cargas, roubo, furto, entre outros. Funciona da mesma forma que o seguro RCTR-C, ou seja, quem contrata o serviço é a transportadora, e o dono da mercadoria é quem recebe a indenização. Esse é um seguro importante, pois cobre diretamente os casos de roubo, furto e desaparecimento de cargas que são os mais frequentes nas rodovias brasileiras, e geralmente envolve violência ou ameaças. É possível receber a indenização tanto em dinheiro, como na reposição da mercadoria ou do bem perdido, em um prazo máximo de até 30 dias.

O Seguro de Carga é sem dúvidas, a melhor maneira de evitar prejuízos e garantir a segurança dos seus colabores.

Carmen Pinheiro
Formada em Administração de Empresas com ênfase em Administração de Pessoas, pós-graduada em Gestão de Negócios e especialista em seguros. Trabalhar com consultoria de seguros é um desafio diário que encaro com muita seriedade. Meu trabalho é baseado na ética profissional e atendimento personalizado.

Carmen Pinheiro

Diretora Executiva - Ways Brasil

WhatsApp chat